Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira"
Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500
Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3627-1800
Destaque secundário

EducaJovem - Contraturno

Cidadania e participação crítica na sociedade


O Projeto EducaJovem é oferecido gratuitamente para adolescentes de 11 a 17 anos matriculados em escolas públicas.
 
O programa tem como objetivo proporcionar o aumento do repertório sociocultural de adolescentes com atividades que estimulem a autonomia, a iniciativa, a comunicação e a sociabilidade, visando o pleno desenvolvimento pessoal e social. Além de estimular o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno ou a permanência na escola.

As atividades são realizadas em dois períodos, manhã e tarde, para atender jovens de toda a comunidade.

Como participar

O processo de admissão ao Projeto EducaJovem obedece às seguintes etapas:

 1- Cadastro: Os jovens acompanhados pelos pais e/ou responsáveis fazem a inscrição durante o ano todo, de acordo com as atividades oferecidas e a disponibilidade de vagas. 

2- Critérios:
2.1. Idade compatível com o Programa;
2.2. Estar matriculado em escola pública.

3- Matrículas: 
3.1. As matrículas serão feitas somente na Fundação Educandário “Cel Quito Junqueira” – Av. Cavalheiro Paschoal Innecchi, 500, Jardim Independência, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
3.2. Levar cópia dos documentos de identidade do responsável e do aluno, cópia de um comprovante de residência e declaração escolar.
3.3. É indispensável a presença do responsável para realização da matrícula.

Obs: Os alunos que não tiverem RG poderão levar a cópia da certidão de nascimento.

Oficinas 

Na Trilha: Trata de forma interativa e dinâmica temas como identidade, saúde, valores éticos, cidadania, drogas, sexualidade, empreendedorismo e projetos de vida.

Educação Ambiental: Experiência de vivência sustentável com horta orgânica, viveiro de mudas, jardins verticais, coleta seletiva do lixo e o reaproveitamento da água e de materiais. 

Educação Alimentar e Culinária: Estimula a alimentação saudável, proporciona o conhecimento de alimentos variados e sua origem. Com aulas teóricas e práticas com aproveitamento de alimentos e evitando o desperdício.

Iniciação Musical: Desenvolve a potencialidade musical individual e coletiva com a vivência de diversos ritmos musicais e o estudo de suas origens. Oficinas teóricas e práticas de Violão, Percussão, Flauta e Coral.

Iniciação Esportiva: Estimular o condicionamento físico, a cooperação, disciplina e hábitos saudáveis, através das modalidades do esporte, como natação, vôlei e basquete.

Artes: Estimula a criatividade com a elaboração de desenhos, pinturas, artesanato com diversos materiais e amplia o conhecimento sobre a história da arte e cultura popular. 

Teatro: Desenvolve a consciência corporal, melhora as relações interpessoais através da interpretação, expressão, jogos teatrais, improvisações e leitura. Integração coletiva que estimula a aproximação com a arte. 

Moda: Resignificar conceitos, estimular a criatividade e a autoestima, criar peças com estilo próprio, treinar habilidades manuais com o reaproveitamento de roupas e tecidos.

Danças: As Oficinas de Ballet, Dança Contemporânea e Urbana trabalham expressão, consciência e postura corporal, imagem pessoal, coordenação motora e lateralidade.

Leitura e Escrita: De forma lúdica e prazerosa, desenvolve as habilidades de leitura, compreensão de texto, expressão oral e escrita estimulando o raciocínio e a reflexão crítica.

Mídias Sociais: Amplia o acesso à cultura e a informação de maneira crítica e autônoma através das mídias sociais. Estimula a comunicação e a responsabilidade sobre a informação compartilhada. 

Inglês: Reforça o aprendizado de um dos idiomas mais falado no mundo. Uma maneira de estreitar fronteiras culturais.

Serigrafia: Aprender a técnica de criação e impressão de imagens em diversos tipos de materiais, desenvolvendo a criatividade e habilidades manuais.

EducaJovem – Profissional para o futuro: Para adolescentes com idade entre 15 e 18 anos. Programa específico com atividades de preparação para o mercado de trabalho. 


E mais!

Grupo de pais: Bate-papo sobre educação, adolescentes, cidadania e temas da atualidade.

Passeios a circuitos culturais: Visitas a exposições, teatros, feiras culturais, parques e pontos históricos.

Saiba mais: javascript:nicTemp();